Logo Wil Sebá - site do escritor Wil Sebá

Biografia

OFD_blackline.png

Tenho formação nas áreas de administração, informática, saúde e teologia. Despretensiosamente, no tocante à carreira de autor, lancei meu primeiro livro (O Amor de Deus) em 2013, classificado como motivacional e autoajuda. Meu objetivo era ajudar as pessoas, independentemente de religião, com as reflexões presentes em minha obra. Fiquei muito feliz em alcançar meu objetivo. Os feedbacks recebidos me motivaram a seguir adiante.

 

Então me deparei com o mercado editorial e descobri a necessidade de me profissionalizar. Comecei a fazer cursos de escrita. Na época, não era fácil como hoje. Precisei sair de Campinas e ir à São Paulo para estudar. Mas valeu a pena.

 

Diante das técnicas aprendidas, me vi desafiado a enveredar em outros gêneros literários para praticar o aprendizado enquanto continuava a estudar. Foi quando surgiram inspirações para o romance e para a literatura fantástica. No entanto, apareceu uma proposta para um outro desafio, dessa vez internacional. Participei de uma antologia de poesia sacra (semelhante aos Salmos da bíblia), publicada na Suíça em português e francês. Posteriormente, participei de outras duas edições, uma em português e hebraico e outra em português e inglês, lançada também nos EUA.

 

Logo em seguida, uma luta árdua com um problema de saúde me fez interromper a carreira de escrita. Um grave processo inflamatório quase me tirou a visão e, por um longo período, oscilou em intervalos de melhora e piora. Nos momentos em que foi possível, continuei a estudar e a participar de eventos literários.

 

Quando veio a melhora, um controle da doença, pois ainda luto diariamente com ela, comecei a escrever romance. Como não consegui, na época, me dedicar à escrita de um texto longo, escrevi vários contos e, com alguns, participei de antologias. Quando o projeto de um livro de romance estava pronto, veio o casamento, que mudou completamente meu dia a dia. Um ano depois, veio uma gravidez. E quando a Manu chegou, foi mais um período de adaptação.

 

Num belo dia, indo de ônibus de Campinas para a Bienal do Livro de São Paulo, rascunhei o projeto do livro de fantasia, que seria escrito após o romance.

 

Desde que decidi ser escritor, nada me tirou a determinação de seguir aprendendo para me profissionalizar, pois sei que tenho uma mensagem a passar e quero proporcionar ao leitor uma experiência agradável ao ler minhas histórias. Mesmo nos períodos em que não pude escrever, continuei aprendendo, mas não somente sobre escrita, pois ser escritor engloba muito mais que isso: é preciso conhecer o mercado editorial.

 

Em 2019, empolgado, achei que iria escrever o livro de romance, já que era o primeiro projeto da lista, mas os personagens da história de literatura fantástica falaram mais alto (risos). Inusitadamente, a história fluiu com facilidade e o projeto de trinta capítulos tornou-se quarenta e nove. Ao finalizar, encaminhei para meus leitores beta e tive a felicidade de perceber que valeu a pena o esforço de aprendizado esses anos.

 

A quarentena adiou o planejamento de lançamento, o que pareceu ruim num primeiro momento, no entanto, algumas ideias surgiram nesse período, e posso garantir-lhes que estou preparando muitas surpresas boas para vocês.

 

Algo gratificante também desses anos de vida literária foram as amizades conquistadas e o carinho dos leitores.

 

Hoje, com a experiência adquirida, trabalho também para ajudar outros autores, principalmente os iniciantes. Meu desejo é que não passem pelas experiências ruins que eu e meus amigos escritores passamos ao desvendarmos esse mercado e assim possam planejar suas carreiras, evitando frustrações e trilhando um caminho de sucesso.

 

Grande abraço!

 

Wil Sebá